XXVI Arraiá de Sant’Antônio

A 26ª edição do Arraiá de Sant’Antônio do Colégio Cascavelense/Cc, realizado em 9 de junho, sábado, das 17h às 21h15, na quadra poliesportiva do CcZinho abordou o tema “Os Festejos Juninos de Cascavel são assim…” Com portões abertos e estacionamento no pátio. Centenas de pessoas conferiram de perto as tradições das festas juninas de nossa terra, animada pelo som da música nordestina, elencando as atrações e cenas populares: quadrilhas, emboladas, danças folclóricas, casamento maturo, quermesses. Destacamos também as fartas e decoradas barracas gastronômicas, fiéis à delícia da apetitosa culinária nordestina: arroz branco, baião de dois, bolo de batata, cenoura, chocolate, Luis Felipe, milho; creme de galinha, docinhos, empada, mugunzá, paçoca de amendoim, paçoca, pastelão, pé-de-moleque, salgados, tapioca, vatapá…

Às 17h, os âncoras professores Jackie Lima e Levi Colasso começaram a apresentação junina, neste ano, incorporadas à 25ª Expo Cc 2018, que se prolongará até o segundo semestre, de 8 a 13 de outubro. Portanto, três equipes juvenis: Bauhaus, Cebruthius e Kosmos disputaram medalhas (ouro, prata e W x O). Dez jurados convidados assistiram às apresentações e avaliaram com ouro: 1° Lugar: Kosmos – “Emboladas”, “Rainha do Milho” (Ana Beatriz)” e “Venda das Cartelas” [10 ouros e 5 pratas]; 2° Lugar: Cebruthius – “Confecção do Balão” e “Quadrilha Junina”, [7 ouros e 3 pratas] e 3° Lugar Bauhaus [4 ouros e 1 prata].

Em seguida, as coordenadoras do CcZinho, professoras Lídia Medina  e Ana Kátia anunciaram um grande espetáculo. Em cena, as crianças do Cczinho da Educação Infantil ao 1° Ano Inicial com orientação das tias/professoras e ajudantes: Infantil II: “Cantigas Juninas” (Tias: Eva, Josí e Luana); Infantil III: “Sai Preguiça” (Tias: Graça e Ruth); Infantil IV: “Planta do Bambolê” (Tias: Neide e Karen); Infantil V: “Alegrando o São João” (Tias: Andrelina e Leonara) e Ensino Fundamental I >  # 1º Ano Inicial: “Quadrilha Junina” (Tias Rejane Maria, Larissa e Meyre). Os alunos do: 2º ao 5º Ano Inicial continuaram aplaudidas pelo público presente à quadra do Cczinho: 2º Ano Inicial A e B: “Arraia do Bambolê” (Tias Vasti, Janáira e Jéssica); 3º Ano Inicial A e B: Olha para o Céu, Meu Amor!” (Tias: Janáira, Jéssica e Irislane); 4º Ano Inicial A e B: “Quadrilha do Balão” (Tias: Jéssica, Denise e Sandra) e 5º Ano Inicial A e B: “Dança da Tapioca” (Tios: Jéssica, Sílvia e Wescley).

Os compradores das cartelas numeradas por R$ 4,00 concorreram no final desta festança, ao sorteio de dezoito prêmios.  Coordenaram o sorteio o professor Márcio Carolino, RH Edmundo Neto e 18 alunos ceceítas escrutinadores. Os ganhadores presentes ao evento receberam seus prêmios e os demais foram convocados e receberam na administração do Cc.

OS 18 GANHADORES

1º prêmio: Grill e Sanduicheira – professora Rejane Maria; 2º prêmio: Mix 200 – (Aluno 2ºC B) Pedro Lucas Américo Souza; 3º prêmio: Liquificador – Larissa Dantas; 4º prêmio: Pipoqueira – Marlon Pereira; 5º prêmio: Jogo de Panelas – Letícia Nascimento; 6º prêmio: Secador de Cabelo – Germano Saci; 7º prêmio: Ferro a Vapor – Coordenador Márcio Carolino; 8º prêmio: Torradeira – (Aluna 7º A) Lya Sales Nogueira; 9º prêmio: Espremedor – Mateus Meschick; 10º prêmio: Batedeira Elétrica – Anderson França; 11º prêmio: Panela de Pressão – Maria de Lourdes Almeida Costa; 12º prêmio: Churrasqueira Elétrica – professor Rubens Barbosa; 13º prêmio: Cafeteira Elétrica – José Francisco Rocha Domingos; 14º prêmio: Panela de Arroz – Liduina Coelho Gondim 15º prêmio: Faqueiro 42 peças – Meire Silva de Souza; 16º prêmio: Fritadeira – Alexandre Carvalho (Residente em Pedro de Souza);17º prêmio: Micro-ondas PMM24 – Iana Rosa Valente e 18º prêmio: Forno Elétrico – Elizandro Saturnino Rocha.

A arrecadação desta festança junina subsidia financeiramente a XXV Expo-Cc 2018 de 8 a 15 de outubro, evento lúdico, cognitivo cultural, artístico, esportivo, elencado e protagonizado pela comunidade ceceísta desde 1992. Assim externamos os nossos agradecimentos à comunidade ceceísta, que contribuiu, participou e animou. Agradecimento a os patrocinadores, pais, familiares, ex-alunos, amigos do Cc, convidados, destaques, jurados e visitantes que abrilhantaram e animaram evento ceceísta, com objetivo de resgatar e manter as tradições populares em nossa terra.

♦ Coordenação Geral: Ana Kátia, Camila Bessa, Edmundo Bessa, Lídia Medina, Luciana Ribeiro, Márcio Carolino e Tereza Santos. ▪Decoração: Lidia Medina, Sílvia Helena, professores e funcionários. ▪Fotos: Guilerme Jonh. ▪Patrocinadores: “Sistema Positivo”, Artesões Hugo e Bobô. ▪Produção Artística: Dheryson Carlos, Eduardo Henrique e João Luiz. ▪Som, iluminação, imagem e palco: Soundmarker Adefran. ▪Deejays: Flávio Alencar e Eudes Teixeira.