Quem são os nativos digitais? São aquelas pessoas que iniciaram sua vida neste século XXI, vivem conectadas com o mundo tecnológico e desconhecem o que acontece na vida off-line! A maioria dos seres humanos, hoje, está em um ambiente virtual onde tudo deve estar on-line para que se possa viver e interagir com as pessoas, mas as gerações passadas não desperdiçaram as oportunidades de viverem através do diálogo e das muitas interações o melhor da vida.

Os nativos digitais vivem de forma paralela a vida real, estão modificando a cultura em todas as formas, gerando mudanças como nunca vistas. Não querem viver a vida intensamente, desejam que tudo seja imediato e rápido. Estão sempre postando imagens ou vídeos e digitando algo nas redes sociais por meio dos celulares. As pessoas já não aproveitam um passeio no shopping ou no campo, são indiferentes a ambientes escolares ou espaços educativos e, até mesmo em suas próprias casas, estão sendo controladas por aparelhos tecnológicos devido ao seu uso exagerado.

Hoje é tudo diferente! As pessoas estão dependentes das mídias digitais para que possam viver, trabalhar e se distrair, mesmo, havendo muitas opções mais saudáveis para desenvolver o cognitivo e propiciar qualidade de vida. Existe atualmente uma geração completamente diferenciada, em uma vida de conexão. Uma vivência mecanizada que poderá acarretar consequências pela falta de diálogo e de movimento. O sedentarismo, a depressão, a ansiedade ou, até mesmo, o isolamento é o preço a se pagar pelo “mundinho digital”.

Tendo em vista os aspectos observados em relação aos nativos digitais, percebemos que o uso exagerado dos aparelhos eletrônicos nesta era digital, logo acarretará muitos problemas sociais. Então, faz-se necessário que as pessoas vejam a tecnologia como um uso instrumental para ampliar o meio profissional ou desenvolver trabalhos de estudos e pesquisas; sem esquecer que, saber manuseá-lo é uma forma de consolidar a qualidade de vida humana e meio social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X