A psicóloga, professora e coordenadora do CRAS/Eusébio-CE, Rosa Leite, ministrou palestra para grupo gestor e docente do Colégio Cascavelense/Cc na programação da semana pedagógica 2019, abordando o tema “Empatia e Resiliência”: relações interpessoais, esperança e otimismo. Valores x adversidades, flexibilidade, aceitar as mudanças, continuidade e rotina, apoio emocional e financeiro, comunicação, intrapessoal, cuide-se, estabelecer relações prazerosas, determinação, tome decisões positivas e dê passos concretos e aprenda com os erros.

Realizou dinâmica utilizando pinceis multicoloridos com tinta guache sobre tela. Na ocasião cada professor citava a sua palavra de resiliência pintando o quadro sustentabilidade, aprendizagem, gratidão, coragem, determinação, renovação, companheirismo, harmonia, trabalho, empatia, felicidade, amor, esperança, sabedoria, humildade, disciplina, sustentabilidade (…) Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum.

À tarde, às 14 horas, Rosa ministrou palavra para gestores e professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.  Falando de como desenvolver inteligência emocional, técnica e teoria desenvolvida por Daniel Goleman, tratando de uma surpreendente forma de mostrar ao mundo, com base em experimentos científicos, que não existe apenas uma forma de inteligência a ser medida em nós, seres humanos, tratando das múltiplas inteligências dentre elas e não menos importante a inteligência emocional e capacidade de controlar seus impulsos e sentimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X