Projetos de Leitura: Ler Cc, Literatura e Cientifico

Home / Notícias / Projetos de Leitura: Ler Cc, Literatura e Cientifico

O Colégio Cascavelense mantém no âmbito escolar ações de leituras nas modalidades: Educação Infantil ao Ensino Médio em várias etapas. No mês de março foram encerradas (culminâncias) as primeiras fases do XIII Ler Cc (Ensino Fundamental II: 6º ao 9º Ano Final) e do Projeto de Literatura (Ensino Médio: 1º ao 3º Cientifico). Os livros são adotados pelos professores de Língua Portuguesa, Literatura, Redação, História e Geografia; e responsáveis pelo acompanhamento do projeto: leitura em sala, formação das equipes, ensaios e apresentações para alunos de outras turmas. O Projeto Científico é protagonizado pelos alunos do Ensino Fundamental II: 6º ao 9º Ano Final) e Ensino Médio: 1º ao 2º Cientifico). Inicia na próxima semana, 2 de abril com “Chech  Point” agendado de 5 a 8 de junho (ter/sex). Estão engajados neste projeto os professores de Português, Redação, Ciências, Química, Física e Biologia. Conteúdos abordados: evolução dos seres vivos, lixo, natureza, sexualidade e sustentabilidade ambiental. Estas atividades serão supervisionadas pelos coordenadores: Luciana Ribeiro e Márcio Carolino, que avaliarão em todos os momentos; desde a leitura domiciliar até a culminância. Pelo desempenho e aproveitamento os professores avaliam os alunos e atribuem notas de AP (Aproveitamento Participativo) no bimestre da etapa do projeto (2ª etapa).

O III Ler CcZinho, 1ª Fase começou na segunda semana de março e com encerramento de 16 a 19 de abril. Há um grande diferencial: as crianças tem a participação do núcleo familiar para incentivar o interesse pela leitura, para melhorar o vocabulário, a escrita, a interpretação e a socialização do texto nas apresentações coletivas. Este projeto de leitura infantil tem os mesmos procedimentos dos demais, desde a adoção do livro, leitura domiciliar e em sala de aula, acompanhamento… até a culminância. Os livros adotados nesta fase: 2º Ano A/B: “O Que o Trem Tem”; 3º Ano A/B: “A Terra do Lá”; 4º Ano A/B: “Estações da Poesia” e 5º Ano A/B: “O Tempo Escapou do Relógio e Outros Poemas”. O projeto tem a coordenação da professora Kátia Chaves. “Nossa missão é incentivar o hábito e prazer pela leitura”.