Projeto Matemática Financeira

Os alunos do 6º Ano Final A e B, turno manhã do Colégio Cascavelense/Cc apresentaram, no dia 20 de março “A História do Dinheiro” com coordenação do professor de matemática Georginaldo Coelho. Foram expostas moedas e cédulas que circularam no Brasil. No período colonial foram poucas moedas. A economia daquela época baseava-se em trocas (escambo) de produtos como o algodão, o açúcar, o fumo e a carne do sol, ou seja, produtos que tinham alto valor comercial. As poucas moedas existentes eram cunhadas em Portugal.

Os alunos comentaram sobre o dinheiro que circulou por aqui: “Réis” – em 1727 surgiram as primeiras moedas brasileiras; “Cruzeiros” (Criado no governo de Getúlio Vargas, em 05 de outubro de 1942); “Cruzeiro Novo”, em circulação em fevereiro de 1967, durante o regime militar. O “Cruzeiro” voltou a circular em 15 de maio de 1970. Em seguida, o “Cruzado” em 1986 veio com o governo José Sarney. O “Cruzeiro Novo” a partir de janeiro de 1989. O “Cruzeiro” em 16 de março de 1990 no primeiro ano do governo Fernando Collor. O “Cruzeiro Real” criado no governo Itamar Franco circulou em agosto de 1993. Enfim, o “Real” entrou em circulação em 01 de julho de 1994 (há 23 anos) até a presente data. Os brasileiros tiveram que trocar a moeda antiga pela nova (2.750 Cruzeiros Reais por 1 Real). O projeto “História do Dinheiro” despertou interesse dos ceceístas que poderão visitar a exposição na biblioteca do Cc, Professor Mattos Dourado, ainda neste semestre letivo.