Nesta décima segunda edição do Projeto de Leitura do Colégio Cascavelense: Ler Cc, com objetivo principal formar leitores motivados em cada etapa da Educação Básica. Este projeto tem várias fases, com acompanhamento de duas dezenas de docentes. Começa com a leitura domiciliar do livro paradidático adotado. Na sequência, na sala de aula, os professores orientam e acompanham a leitura coletiva, interpretação, formação das equipes, trabalho de pesquisa, para que todas as equipes busquem outras fontes de conhecimento disponíveis: livros, dicionários, enciclopédias, internet… As culminâncias foram realizadas de 15 a 24 de março, com apresentações em sala interdisciplinando: Geografia, História e Português; com recursos didáticos: artes cênicas, cartazes, audiovisuais em DVD-TV. Os demais alunos da Educação Básica compartilharam assistindo às apresentações.

Os temas apresentados: 2º Ano Inicial – ”FUI À FONTE BUSCAR ÁGUA” de Maurício Veneza: uma menina vai pegar água na fonte e se perde. Encontra muitas surpresas.     3º Ano Inicial – M ª. José Silveira escreveu “ESTRELINHAS” uma narrativa da menina ‘Cy’ numa viagem espacial imaginaria cheia de descobertas. 4º Ano Inicial – “O BARCO DOS SONHOS” o autor Rogério Coelho apresenta imagens, que ao entrar pelos olhos, abrem janelas de sensibilidade(…) atando as duas pontas da vida. 5º Ano Inicial – “O JOGO DAS MORADAS PULSANTES” de Tadeu Pereira narra a história da Bia que quer salvar a vida de sua avó internada num hospital. Aceita um jogo e vai parar na Terra das Moradas Pulsantes… e encontra enigmas!

A leitura tem continuidade no Ensino Fundamental-II, no 6º Ano Final: Ao lerem “SINDBÁ, O MARUJO” de Carlos Heitor Cony, viajaram com o marujo pelos mares da fantasia e dos sonhos. 7º Ano Final: “ANTOLOGIA DE HISTÓRIAS” traz histórias de grandes escritores de nossa língua, na seleção de Maria Clara Machado — Hernani Donato, José Lins do Rego, Jorge de Lima, Graciliano Ramos e Viriato Corrêa. Após o sucesso de (3) três anos, neste projeto de leitura ceceista, o livro paradidático “PERSEGUIÇÃO” de Tânia Alexandre Martinelli; os alunos do 8º Ano Final irão reeditar o tema que trata do “bulliyng” com muita habilidade. O psicólogo Kenedy Torres esteve em sala com os alunos tratando do assunto tão pertinente no dia a dia dos adolescentes: comentários maldosos, apelidos depreciativos, agressões gratuitas, brincadeiras de mau gosto… O paradidático do 9º Ano Final; “EU SOU MALALA” Autoras: Christina Lamb e Malala Yousafzai. A história da garota que foi baleada pelo Talibã, porque defendeu o direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade, que privilegia filhos homens.

No Projeto de Literatura do Ensino Médio, os professores enfatizaram os gêneros textuais através da leitura compartilhada, recuperando as tradições das rodas de leituras, dos saraus e das apresentações cênicas em busca de formar leitores. Os alunos do 1º Científico lerão “PARA TÃO LONGO AMOR TÃO CURTA A VIDA” clássicos de Luís de Camões. Algumas das nossas conquistas, sejam elas amorosas, acadêmicas, profissionais, pessoais enfim, podem levar sete tempos para conseguirmos. Já, outras podem durar ainda mais sete tempos…              O importante é sermos perseverantes e aceitarmos o que nos é dado até alcançar o bem desejado. No 2º Científico os alunos conheceram “IRACEMA” a lenda do Ceará, um romance da  literatura romântica brasileira escrito por José de Alencar fazendo parte da trilogia indianista do autor. As turmas dos concluintes do ensino médio: 3º Científico interpretaram textos modernistas Carlos Drummond de Andrade, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga e Fernando Sabino do paradidático “Crônicas 2 – Para Gostar De Ler”. Os professores de Língua Portuguesa e Literatura avaliaram neste projeto o despertar de muitos alunos para a leitura variada de textos e autores, para que socializem com seus pares outras experiências exitosas.