projetos-de-leitura

Esta é a décima primeira edição do Projeto de Leitura do Colégio Cascavelense: Ler Cc, com o objetivo principal formar leitores em cada etapa da Educação Básica. O Projeto tem várias fases, com acompanhamento de duas dezenas de docentes. Começa com a leitura domiciliar do livro paradidático adotado. Na sequência, na sala de aula, os professores orientam e acompanham o processo de leitura, interpretação, formação de equipes, trabalho de pesquisa, para que o aluno e as equipes cheguem às fontes de conhecimento (livros, dicionários, enciclopédias, internet…) disponíveis. Planejam-se as apresentações para a culminância, que podem ser com artes cênicas, com cartazes ou usar recursos audiovisuais para DVD-TV. Os demais alunos da Educação Básica são expectadores, escrevem relatórios e dão opiniões das apresentações.

No Ensino Fundamental-I, Os alunos do 1º ano inicial farão a leitura do “Bichinho da Maçã” do cartunista Ziraldo. A história trata “da reunião de animais para ouvir as incríveis histórias que o bichinho que morava na maçã tinha para contar. Um dia o perigo apareceu, e o bichinho conseguiu safar-se, graças à sua inteligência”. Nos 2º, 3º, 4º e 5º anos Iniciais começa com a leitura do “Flicts”, um livro infantil ilustrado do escritor, desenhista e cartunista Ziraldo, que presenteia as crianças com uma fantástica mensagem de caráter e respeito, dando a entender que todas as pessoas por mais diferentes que sejam, possuem seu lugar no mundo. Os alunos assistirão “Flicts”, em linguagem teatral no Centro de Cultura Dragão do Mar, em Fortaleza, no dia 11 de março, no projeto “A Escola vai ao teatro”, produção do grupo VemArt.

A leitura tem continuidade no Ensino Fundamental-II, no 6º Ano Final quando os alunos são atraídos pelo gênero popular da Literatura de Cordel nos “Desafios de Cordel” de César Obeid e no folheto “Estórias de Manel Siliveste” do professor ceceísta José Albino de Lima com ilustrações do ex-aluno Wescley Barros. Os versos em terceira pessoa com muito humor tematizam a vida de homem simples do Batoque, litoral cearense, com um perfil folclórico e hilariante num contexto contemporâneo.

Os alunos do 7º Ano Final conhecerão “Dom Quixote” o clássico espanhol de Miguel de Cervantes — 2º livro mais lido no mundo — com versão juvenil adaptada por Michael Harrison. O livro narra as confusões de um homem divido entre sonho e realidade, Dom Quixote não é apenas uma história engraçada e comovente. Neste ano comemora-se o 4º centenário da morte do autor espanhol (1616). Após o sucesso de 2 anos, neste projeto de leitura ceceista, do livro paradidático “Perseguição” de Tânia Alexandre Martinelli; os alunos do 8º Ano Final irão reeditar o tema que trata do “bulliyng” com muita habilidade. O psicólogo Kenedy Torres ministrou palestra para os alunos tratando do assunto tão pertinente no dia a dia dos adolescentes: comentários maldosos, apelidos depreciativos, agressões gratuitas, brincadeiras de mau gosto… O paradidático do 9º Ano FInal “Meus Heróis Não Viraram Estátua” de Luiz Bolognesi e Pedro Puntoni, trata da informação inquieta por meio de textos informativos apoiados por imagens (CD), suscitando no jovem essa paixão que os move: a percepção da importância do conhecimento histórico para a compreensão do presente e transformação do futuro. As culminâncias do XI Ler Cc com apresentações envolvem as disciplinas: Geografia, História e Português estão agendadas para o período de 28 de março a 01 de abril.

No Projeto de Literatura do Ensino Médio os professores enfatizam os gêneros textuais através da leitura compartilhada, recuperando as tradições das rodas de leituras, dos saraus e das apresentações cênicas em busca de formar leitores. Os alunos do1º Científico lerão “A Moreninha” de Joaquim Manoel de Macedo. Considerado o primeiro romance romântico brasileiro propriamente dito, que trata o namoro difícil ou impossível, a comicidade, a dúvida entre o desejo e o dever, a revelação surpreendente de uma identidade, as brincadeiras de estudantes e uma linguagem mais inclinada para o tom coloquial. No 2º Científico os alunos conhecerão “Iracema” a lenda do Ceará,um romance da literatura romântica brasileira escrito por José de Alencar fazendo parte da trilogia indianista do autor. As turmas dos concluintes do ensino médio: 3º Científico interpretarão os modernistas Carlos Drummond de Andrade, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga e Fernando Sabino do paradidático “Crônicas 2 – Para Gostar De Ler”. Os professores de Língua Portuguesa e Literatura trazem neste projeto o despertar de muitos alunos para a leitura variada de textos e autores, para que experimentem novas estratégias de trabalho e socializam com seus pares as experiências exitosas. As culminâncias estão agendadas para o período de 10 a 17 de março. Os dois projetos iniciaram em 28 de janeiro e têm continuidade em mais duas etapas; a próxima será neste primeiro semestre letivo: maio e junho. A última etapa será realizada no segundo semestre letivo: agosto a novembro, concomitante ao Projeto Cientifico (Biologia e Química) e da Língua Inglesa.