Filho natural de Taquari, em Lavras da Mangabeira, sul do Estado do Ceará, Vicente Lemos, poeta e educador, estreou com livro de cordel “Cantos e Encantos na Poesia Popular” com mais de 2.000 estudantes leitores em dezenas de escolas, desde seu lançamento em 1912 pela RDS Gráfica e Editora Ltda de Fortaleza-CE. – Livro adotado como paradidático no projeto de leitura do Colégio Cascavelense.

Os professores Eduardo Severiano, Jackie Lima e Levi Colaço participaram deste evento cultural, que subsidiou a leitura, interpretação e apresentação dos alunos do 6° Ano A e B, Turno Manhã e 6º Ano C, Turno Tarde na 3ª Etapa do XII Projeto Ler Cc 2017, culminada neste mês de setembro.

Na palestra, sem formalidades, o poeta tratou da História da Literatura de Cordel, recitou trechos do seu livro. E os alunos logo se interagiram e trataram sobre “O Mufumbo”, “Patativa do Assaré”, “Seu poema preferido”, “Como escreveu seu primeiro cordel ‘O Chinês’ “, “Conheceu Irmã Dulce”, “Homenagem ao Patativa do Assaré”, “Opinião conta a vaquejada”, “contexto”, “juventude” “criança esperança”, “o poema ‘Mulher’ foi dedicado à sua esposa?”, “A Casa de Nice em Paracuru-CE”. Participaram deste bate-papo: Ana Lívia, Débora, Gabriele, Isadora, Jefferson, Juarez, Lís, Letícia, Ludmila, Luís, Maria Clara, Ricardo e outros alunos. Registramos a presença da sua esposa Helena Lemos.

“Vicente traz no sangue, e assim também no coração o signo cultural e humano da comunidade que o viu nascer (…). Sua consciência poética é um dos traços do seu livro, que chama atenção, porque aberta para o homem e aberta para a graça de Deus (…)”. [página do prefácio].

“A Família e a Escola

Não podem se separar

Uma completa a outra

Pra equilíbrio gerar

Uma educação sadia

Passa pela harmonia

Entre a Escola e o Lar”.

Poesia Retrospectiva do Século XX: Educação, Juventude e Comportamento, p.62.