A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a todos os estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio. As provas são divididas em níveis (I, II e III), sendo o nível I destinado ao 8° e 9° anos, o nível II, ao 1° e 2° anos do Ensino Médio e o nível III ao 3° ano. O programa teve início em 1999 e está em atuação atualmente abrangendo boa parte dos alunos de todo o país.

A OBF é realizada em três fases

Primeira fase

A primeira fase é realizada em todas escolas participantes e é obrigatória. Caso menos de três alunos de uma série de uma escola tenham obtido a nota mínima para a segunda fase, o sistema completará automaticamente esse número indicando aqueles com nota mais alta dentre os alunos que não passaram.

A prova da primeira fase é constituída de questões de múltipla escolha, os alunos do 9° ano do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio farão a mesma prova e os alunos do 2° e 3° anos do ensino médio farão a mesma prova. Todos os alunos deverão escolher 20 das 30 questões disponíveis, com algumas restrições para os alunos do 1° e 3° ano. A correção da primeira fase é feita pela própria escola, cabendo ao professor credenciado passar as notas para a coordenação estadual.

Segunda fase

A segunda fase é realizada nas sedes designadas pela coordenação estadual e dela participam todos os alunos que tenham obtido a nota mínima na primeira fase da olimpíada.

A prova da segunda fase é parciamente dissertativa. Mesma prova para alunos do 9°ano EF e 1° ano EM e outra para alunos do 3° e 2° ano, devido às diferença de grades curriculares, deverão escolher oito dentre as 16 questões apresentadas, havendo questões exclusivas para alunos do 9° e 2° anos.

A segunda fase é usada em diversos estados para a premiação estadual de seus estudantes.

Terceira fase

A terceira fase é realizada nas sedes designadas pela organização da OBF e dela participam todos os alunos que tenham obtido a nota mínima estipulada para a segunda fase da olimpíada.

A terceira fase é composta de uma prova experimental e uma teórica para os alunos da 9° ano e 1° e 2° ano do EM e somente de uma teórica para os alunos do 3° ano do EM.

Os participantes do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio terão 8 (oito) questões para serem resolvidas. Os estudantes da 1ª série e da 2ª série do ensino médio, terão 12 (doze) questões das quais o participante escolherá 8 (oito) para resolver, de acordo com as instruções específicas no caderno de resposta.

São as notas da terceira fase que contam para a premiação nacional e também para selecionar os alunos que irão para as seletivas para as OIFs (IPhO e OIbF).

Site da OBF