Num dia com manhã chuvosa e tarde ensolarada, os professores de Códigos e Linguagens e Sociedade e Cultura: Beatriz Almeida, Felipe Souza, Karol Pontes, Leonardo Santana, Maria Eliete, Nídia Nascimento e Virginia Mateus (português); Minelle Santos (Espanhol); Jackie Lima (Arte) e Luciflávia Lucas (História), planejaram, organizaram e acompanharam o elenco composto por alunos do Ensino Fundamental II ao 3º Ano do Ensino Médio, o I LITEARTE no Colégio Cascavelense-Cc/2017, com culminância na tarde-noite nublada do dia 18 de fevereiro, sábado, das 16h20 às 19h50. Destacamos e agradecemos a presença de pais, ex-alunos, professores e convidados. O objetivo deste projeto é e manter vivo o conhecimento das manifestações artísticas e literárias iniciadas no Quinhentismo – desde as Caravelas de Cabral – até a contemporaneidade brasileira.

Na recepção – com cenário de época, uma caravela construída e decorada pelo alunado –, o professor Leonardo Santana, coordenador deste projeto, fez uma preleção destacando todos que empenharam-se num curto período de tempo para elevar o nome da literatura e das artes. O Diretor Pedagógico Evânio Bessa convidou os presentes para embarcarem nesta caravela numa viagem pela cultura brasileira. Um quadro vivo com alunos trajando roupas e pinturas indígenas, num cenário típico da natureza brasileira de 1500, acolheu todos os visitantes.

Abertura, no palco foram declamadas as poesias: “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias: “Minha Terra Tem palmeiras, Onde canta o Sabia…”; “Soneto da Fidelidade” de Vinícius de Morais: “Eu possa lhe dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama. Mas que seja infinito enquanto dure.” e a música , “Garota de Ipanema” dos compositores: Vinicius de Moraes e Antônio Carlos Jobim: “Olha que coisa mais linda/ Mais cheia de graça/ É ela menina/ Que vem e que passa…”, interpretado pelas alunas do 3º Científico Manhã.

Em seguida o professor Márcio Carolino convocou todos os presentes para visitação aos “Espaços Temáticos” expostos no pátio da escola, que tratam de livros paradidáticos e clássicos da literatura brasileira e internacional. Ensino Fundamental II: “Simbá, o Marujo” (6º Ano Final M e T), “Antologia de Histórias” (7º Ano Final M eT), “Perseguição” ((8° Ano Final M e T) e “Eu sou Malala” ((9º Ano Final M e T). Ensino Médio: “Para Tão Longo o Amor , Tão Curta a Vida” de Camões (1º Científico M e T), “Iracema” de José de Alencar (2º Científico M e T), e “Crônicas 2” autores variados (3º Científico M e T).

Após a visitação foi aberto o Museu, (no Passatempo) onde foram expostas a apresentações das fases da Literatura Brasileira. Os Banners (nas galerias) com destaque a literatura.

Últimas Apresentações de Palco: grupo “Verso de Boca” do curso de letras da UFC composto por Henrique, Vitória, Daniel e Carol, convidado especial para este projeto ceceísta, declamaram poesias brasileiras com acompanhamento ao violão. “Homenagem ao Carnaval: do passado ao presente” foi a homenagem (1º Científico T) aos carnavalescos que se preparam para o período momino deste ano. Dançaram músicas carnavalescas antigas e atuais. Os alunos (3º Científico M) encerraram o 1º LITEARTE com coreografia e música “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso: Brasil/ Meu Brasil brasileiro/ Meu mulato inzoneiro/ Vou cantar-te nos meus versos/ Ô Brasil, samba que dá”.