Terceira edição do LiteArte 2019: “Meu Ceará é Assim…” realizada na tarde-noite de sábado, 16 de março, exposição escolar protagonizada pelos alunos do Colégio Cascavelense, do 6º Ano Inicial ao 3º Científico, dos turnos manhã e tarde, com o objetivo de manter a valorização da leitura e o fazer cultural para tornarem-se conhecedores do mundo. Esses jovens estudantes ceceístas são menores de 18 anos (nascidos neste século XXI, desde 1º de janeiro de 2001). São os primeiros cidadãos brasileiros deste século, nominados por “# NATIVOS 21”.

Na solenidade de abertura, no pátio do Cc, o âncora, professor Leonardo Santana expôs os objetivos do evento e convidou para visitação das exposições do ‘primeiro  momento’ (saguão, corredores, salas de aula e salão dos jogos de mesa). Painéis mostraram a história narrada da poesia dos cearenses Artur Benevides, Bráulio Bessa e Patativa do Assaré. Banners destacaram autores do Ceará: Rachel de Queiroz, José de Alencar e Adolfo Caminha. Museu Vivo com o tema: Pérolas do Ceará: da literatura ao humor destaque dos livros originais; e alunos representaram os escritores cascavelenses: Airton Dias, Antônio Barão, Cleiton Loureiro, Cleiton Pereira, Eunice Coelho, Evânio Bessa, Franci Rodrigues, Francisco Kazão, José Albino, Kyko Barros, Milson Almeida, Nelson Bessa e Osvaldo Benício. Ainda no museu foram apresentados os humoristas cearenses e ganharam destaque: Renato Aragão, Tom Cavalcante, Rocicléia e Adamastor Pitaco; foram representados através de estátuas vivas junto a seus personagens humorísticos. Na literatura as obras ganharam vidas e mais cores, pois os personagens dos livros viram estátuas e os objetos que ganharam formas. Salas Temáticas: os alunos apresentaram espetáculos envolvendo os humoristas e seus principais trabalhos como: os trapalhões da obra de Renato Aragão, Escolinha do Professor Raimundo de Chico Anysio e Show do Tom uma “tarde do Oscar” de Tom Cavalcante.

Ao anoitecer, ‘segundo momento’, na quadra poliesportiva coberta, foram expostos em barracas típicas, com avaliação por sete jurados: professores de arte, português, literatura e música; Feirinha Cultural destacou a cultura & arte e os produtos artesanais locais: cipó e palha, algodão e renda, pintura e arte em barro.  Feira Gastronômica com delícias apetitosas tipicamente cearenses. As barracas foram divididas entre doces e salgados, envolvendo o nosso cotidiano de simplicidade e sabor inigualável como: baião-de-dois, galinha cabidela, cuscuz, vatapá, vatapá com atum, doce-de-leite com castanha, paçoca, peixe assado, pirão, tapioca e rapadura.

Apresentações de palco – no centro da quadra poliesportiva -, ancorado pelos professores Leonardo Santana e Minelli Silva, com grande público na arquibancada assistiram: Músicas: “Pé de Serra”, “Serenata” e “Repente”.

Dança: “Maneiro Pau”, “Dança do Côco”, “Maracatu” e “Dança de São Gonçalo do Amarante/CE”. Teatro: Danças cearenses: “História do Ceará”, “Nascimento do filho do Lampião” e “Maria Bonita, Lampião”, “Rei do Cangaço”.

FICHA DO III LITEARTE 2019: “Meu Ceará é Assim…”

Apresentações: (1º momento)> no saguão, corredores, salas de aula e salão de jogos: 16h40m às 17h30min.  (2º momento)> na quadra poliesportiva: 18h40min às 19h50min.

Coordenação Geral do III LiteArte: Luciflávia Lucas, Edir Bessa, Evânio Bessa, Camila Bessa, Pedro Paulo, Raimundo Costa e Teresa Santos.

Professores orientadores do projeto: Felipe Souza, Jack Lima, Karol Pontes, Leonardo Santana, Lívia Martins, Renízio Nunes, Nídia Nepomuceno e Virginia Matheus.

Professores e funcionários: Adeildo Batista, Anilton Nogueira, Claudia Fabris, Cleilson Coutinho, Flávia Holanda, Flávio Castro, Georginaldo Coelho, Guilherme Augusto, João Paulo, Levi Colaço, Lidiane Coelho, Márcio Carolino, Minelli Silva, Paulo Victor e Thiago Anselmo.

Expositores: Alunos ceceístas do 6º Ano Final ao 3º Científico, turnos manhã e tarde.

Som e Iluminação: Soundmarker Adefran.

Fotos: Antônio Vinícius Colasso. Acesso FaceBook do Cc:  12 álbuns, total 337 fotos.

Cantina da escola: em serviço. Entrada Franca e estacionamento no pátio.

Serviços Gerais: Antônio, Denilson, Lucas, Gleison e Samuel.