II LITEARTE: Projeto de Literatura & Arte

Home / Notícias / II LITEARTE: Projeto de Literatura & Arte

II LITEARTE apresentou a 2ª edição com o tema: “Nordeste Autores e Obras”. A solenidade de “Abertura” às 16h10, no pátio da escola: dois quadros vivos destacaram a vida e a etnia nordestina, do sertão ao litoral, o trabalhador rural, o sertanejo, o surfista, a rendeira, os tecelões de rede, cactos, pedras, cerâmica, chapéu de couro a vegetação ressecada pelas secas… Alunos destacaram o “Repentista/Cordelista” e “Dança Folclórica”. O “Sanfoneiro”, aluno do 7º Ano final C, Miguel Gomes Paulino, solou músicas nordestinas. Em seguida, os convidados tiveram acesso aos espaços culturais e visitaram: “Salas Temáticas”: ‘Morte e Vida Severina’, “Não sei, só que foi assim” e ‘Iracema’. “Museu”. Cenário das Obras: O sertão e a seca, o litoral e os padroeiros; “Barracas: “Jogos & Comidas” onde conheceram a magia da nossa cozinha, degustando saudáveis sabores  gastronômicos: Bobó de Camarão, Carne do Sol, Cuscuz… Grande público assistiu às apresentações no “Palco”: Cordel, Poesia, Capoeira, Quadrilha Junina, Instrumental: percussão e violão. Para encerrar a festança [às 20h15] o “Casamento Matuto” com os tradicionais personagens: padre, delegado, noiva, noivo, pai, mãe e a suposta noiva”… . Todas as atividades foram planejadas, ensaiadas e elencadas pelos alunos do Ensino Fundamental II [6º ao 9º Ano Final] e do Ensino Médio [1º ao 3º Científico] dos turnos manhã e tarde (17 de março de 2018).

# Fotos: Antônio Vinicius Evangelista Colasso. #  Coordenação: Márcio Carolino, Luciana Clarissa Ribeiro, Camila Bessa e Tereza Santos. #  Âncoras: Leonardo Rodrigues Santana e Márcio Carolino. # Jurados/Avaliadores: PROFUN (Português, Redação, Literatura. Espanhol, Inglês e convidados) # Beatriz Almeida, Jackie Lima, Karol Pontes, Leonardo Santana, Luciana Ribeiro, Luciflavia Lucas, Márcio Carolino, Minelli Silva, Nídia Nepomuceno, Renízio Nunes, Rubens Barbosa e Virgínia Mateus. # Elenco/Apoio: Alunos ceceístas [6º ao 9º Ano Final] e do Ensino Médio [1º ao 3º Científicos]. # Sonografia e Iluminação, Soundmaker Adefran, Flávio Alencar. # Coreografia: Jackie Lima. Eduardo Henrique e Franklin. # Logomarca: destaca o mapa do Nordeste; ao centro o sol com as caricaturas dos escritores nordestinos; ilustração dos símbolos: mandacarú, cacau, chapéu de couro e cana-de-açúcar. Criação: Flávio Castro (CPD-Cc).