Um bom planejamento escolar começa com os cuidados que se tem para preparar e conduzir a Semana Pedagógica. Nesse encontro, gestores e equipe pedagógica reúnem-se para rever o Projeto Político Pedagógico (PPP), bem como para projetar os próximos 200 dias letivos. O documento resultante traduz a própria identidade da escola, indicando os caminhos a seguir para a obtenção dos objetivos educacionais almejados.

O Colégio Cascavelense-Cc iniciou a Semana Pedagógica no dia 16 de janeiro, ocasião em que Edilson Kalil Michereff, coordenador pedagógico regional do Sistema de Ensino Positivo, abriu os trabalhos com palestra sobre o tema “A Escola que temos. Escola que queremos”. Esta foi a maneira mais eficaz para motivar a equipe docente ceceísta para atuar no ambiente escolar um compromisso agregador na execução das metas do ano letivo que começa. “Nosso desafio é construir uma escola de qualidade, com identidade cultural… sócio interacionista sem adaptar-se a modismos.”

Abertura da Semana Pedagógica do Cc

No segundo dia da Semana Pedagógica (17), o coordenador Márcio Carolino abriu a “Oficina de Elaboração de Avaliações” tratando especificamente do processo avaliatório: Avaliações do Conhecimento = AC 1, 2 e 3. Em seguida, o professor Evânio Bessa abordou sobre competências, habilidades, tipos de questões, enfocando descritores, distratores e as mais frequentes “atecnias”.

Semana Pedagógica – segundo dia de atividades

“Oficina Trabalhista” foi o tema do terceiro dia da Semana Pedagógica (18), ministrada pelo contabilista Mário Henrique Neves e o coordenador Márcio Carolino, que abordaram para direção, coordenação, docentes e funcionários (PROFUN) assuntos relacionados à CLT: “Condições trabalhista dos professores, Carga Horário de Trabalho, Acordos Trabalhistas, Atribuições do Cargo de Professor, Atestado Médico, Faltas Injustificáveis, Cálculo das Horas/Aulas, Férias…” – Os palestrantes e o PROFUN compartilharam deste momento para tirar dúvidas sobre as leis trabalhistas em vigor.

Semana Pedagógica – “Oficina Trabalhista”

No quarto dia da Semana Pedagógica (19), estiveram em pauta:

Educação Infantil e 1º Ano Inicial – A coordenadora Lidia Medina, no encontro com professoras e auxiliares, expôs em reflexão o texto “Dez Princípios Para Um Bom Professor”, tema gerador para discutirem suas opiniões e as possíveis soluções para a problemática abordada. Ampliando os conhecimentos assistiram ao vídeo “Como Ser um Bom Professor”, do mestre Sérgio Cortela, que muito contribuiu com os educadores. Assistiram ainda, ao vídeo “Vida de Inseto”, que explanou sobre o trabalho em equipe.

Ensino Fundamental I, 2º ao 5º Ano Inicial – A coordenadora Luciana Clarissa Ribeiro planejou, apresentou e compartilhou com os professores e auxiliares, as ações e projetos pedagógicos, que serão desenvolvidos no corrente ano letivo. O psicólogo Kenedy Paxola deu enfase à aplicação mais consistente no processo de interdisciplinaridade. Os projetos anuais e datas comemorativas são: Carnaval, Alimentação saudável, Higiene Bucal, Páscoa, Ciranda de Leitura, Dia das Mães, Dia dos pais e Folclore.

Ensino Fundamental II e Médio – O coordenador Márcio Carolino fez o direcionamento pedagógico anual e datas comemorativas apresentando o Calendário Escolar do Cc 2017 aos professores ceceístas: Projeto de Literatura, Científico, Ler Cc,’Mente Sã Corpo São’, Noche Hispánica e Sunset, Folclore, Olimpíadas Cognitivas, Semana Santa, Dia da Mães, Estudante, Folclore, Expo Cc, ENEM, Solenidade de concludentes e Aulas de Campo.

Pautada em diversas oficinas e palestras, a Semana Pedagógica atingiu seu objetivo capacitando professores e funcionários, aprimorando a concretização de uma “escola inovadora” atuante na formação de estudantes focados em cultura, comunicação, tecnologias digitais ou educação ambiental. Nosso lema: “Sua educação é sua herança”.