XXII Turma de Concludentes: 3º Científico Manhã, turma “O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre”

No dia 04 de dezembro, o Colégio Cascavelense-Cc formou a XXII Turma de Concludentes do Ensino Fundamental e Médio. Compareceram 120 dos 149 ceceístas (82 Ensino Fundamental e 67 Ensino Médio). Ancorada pelos professores Aldeane Monteiro Silva e Felipe de Lima Silva, a solenidade foi realizada das 19h40 às 21h10, na quadra poliesportiva do educandário.

Após composição da mesa pelos diretores, coordenadores, professores e funcionários, os presentes cantaram o Hino do Cc. Em seguida, foram convocados para oratória: Ariele Oliveira Memória Ribeiro do 9º Ano ‘A’ Final Manhã; Ana Cecília Coutinho Ferreira da Silva do 9º Ano ‘B’ Final Manhã; Vanessa da Silva Matos do 9º Ano Final Tarde; Thaís Gondim Azevedo do 3º Científico Manhã e Lorena Aryane Silva Matos do 3º Científico Tarde destacaram em suas palavras agradecimentos, comentários de convivências, relatos, discussões, atividades extracurriculares que marcaram o período como estudantes ceceístas.

Iniciou a oratória dos paraninfos a professora de Geografia Lidiâne Coelho Gondim, do 9º Ano ‘A’ Final Manhã, turma: “Preciso acreditar que nada é impossível”. No seu discurso destacou a convivência recíproca em busca de uma melhor aprendizagem para compreensão e participação dos jovens no mundo contemporâneo. O professor de Matemática Guilherme Augusto Alves paraninfou duas turmas: 9º Ano ‘B’ Final Manhã: “Se chegamos até aqui, é porque caminhamos juntos” e 9º Ano Final Tarde: “… só o que é bom dura tempo o  bastante para se tornar inesquecível” com um discurso convocativo para a importância da matemática na vida e nas profissões. Proferiu calorosas palavras incentivando os jovens para o futuro. O 3º Científico Manhã, turma “O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre” foi paraninfada pelo professor de Biologia João José Matos Moreira, que destacou sua participação neste evento desde a primeira turma em 1994 e emocionou-se ao relatar o recente falecimento do seu pai. O 3º Científico Tarde turma “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”; a professora de Língua Portuguesa Virgínia Mateus da Silva citou Charles Chaplin: “Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito bela para ser insignificante”.

Feita a entrega coletiva de “certificados de conclusão” pelos padrinhos e madrinhas aos concludentes e a sessão de fotos, foi cantado o Hino Nacional Brasileiro. Em seu discurso, o diretor-Administrativo Edir Reis Bessa destacou o mérito do ex-aluno Paulo Arthur Costa de Freitas que colará grau em curso de graduação no ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, na cidade paulista de São José dos Campos, no dia 18 deste mês. Encerrando a solenidade, o Diretor Pedagógico Evânio Reis Bessa incentivou aos discentes em sua trajetória escolar e acadêmica, e comentou sobre a democracia, citando frase de Platão. Encerrou a solenidade desejando Boas Festas a todos  presentes. Os concludentes com madrinhas/padrinhos dançaram a valsa.

Registramos a presença dos patronos das turmas, dos coordenadores e funcionários: Teresa Santos, Márcio Carolino, Lucineide Costa, Camila Bessa, Aldemir Rosa, Ana Kátia Martins, Andrelina dos Santos, Aurineide Oliveira, Cleilson Coutinho, Denise Felipe , Ednilda Gadelha, Evanilza Lima, Flávia Holanda,  Francisca Maria Ciríaco, Georgenaldo Coelho, Igor Cajaty, Graças Alves,  Guilherme Augusto, Janáira Adriano, José Matos, Jéssica Costa, Karoline Pontes, Leonara Bernardo,  Lidiane Coelho, Maria Beatriz Almeida, Rafaela Saturno, Renata Moreira, Sandra Almeida,  Sandra Rodrigues, Solange Alves, Vera Lúcia de Oliveira, Virginia Mateus, Werbson Falcão e Wescley Soares.

Agradecemos o apoio de Soundmaker Adefran (sonoplastia e iluminação), Hora Mágica e Luís Aires (decoração) e Antônio Vinicius (fotos).