Aprender a aprender. Criar para humanizar. Expressar sentimentos diante do real e do simbólico, estimulando o desenvolvimento de habilidades cognitivas.

A Arte deve ser um elemento ativo dentro da estrutura escolar, contribuindo para que a livre expressão de sentimentos e ideias ganhe espaço na tessitura do conhecimento. O planejamento e desenvolvimento de todas as manifestações relacionadas com a arte e a cultura, em consonância com o projeto educativo do Colégio Cascavelense, integra educandos e docentes através da música, da dança, do teatro e das artes visuais, de forma interdisciplinar em diversos eventos culturais realizados ao longo do ano letivo.

BOI Cc

A apresentação do Boi Cc tradicionalmente protagonizada pelos alunos do 1º Ano do Ensino Médio M/T do Colégio Cascavelense/Cc mantém esta dança folclórica com personagens humanos e fantásticos, que gira em torno da morte e ressurreição de um boi, esta versão é adaptada do extinto Bumba-Meu-Boi de Beberibe, “O Boi Estrela” mantido na oralidade do brincante José Laurindo Cartaxo Filho, “Véi-Zeca”. (12.nov.1911 – 15.mar.1998), desde o tempo do seu pai José Laurindo Cartaxo e do Zé botão criadores e primeiros animadores deste boi, na última década do século XIX. E ainda textos de Manuel Eduardo Pinheiros Campos (11.jan.1923 – 19.set.2007)

As músicas constituíssem um roteiro adaptado há 27 anos e dirigidos inicialmente por Áecio de Sousa Chaves, Adeline de Sousa Mendes e desde 2012 é produzido e adaptado e coordenado: figurino e cenografia pela professora de Artes Jackie Lima.

%d blogueiros gostam disto: