arraia-cc

Celebradas em todo o Brasil desde o século XVII, as festa juninas constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval. Pela vigésima quinta vez, – No ano comemorativo “Cc 25 Anos: “Crescemos Juntos!” –realizamos esse festejo de Sant’Antônio, o santo casamenteiro, no Colégio Cascavelense-Cc  (no Cczinho), no dia 11 de junho.

A decoração feita com bandeirolas, balões, mandalas com estamparia de chitão, frufru e outros itens que caracterizam o arraiá nordestino. Na recepção no pátio do CC foram instaladas casas cenográficas típicas do Nordeste, com cadeiras de cipó, cerca de pau-a-pique, uma fogueira (artificial), palhas de coqueiro e espigas de milho gigantes.

As comidas típicas servidas nas barracas são organizadas pelos alunos das três equipes da Expo-Cc – evento que se realizará em outubro: Balakubaco, Descolados, Xeque Mate e pelas coordenações da escola. Os pratos servidos são típicos preparados na cozinha nordestina basicamente com a batata, milho e mandioca. Os assíduos frequentadores e convidados para o arraiá degustaram o bolo de batata, Luís Felipe, macaxeira, milho e o pé de moleque. E ainda: creme de galinha, cuscuz, docinhos, paçoca, mungunzá, pipoca, salgados, vatapá e com serviço de bar disponível.

A banda de Forró Pé de Serra animou a todos que se serviram da culinária desta festa. Na barraca das brincadeiras as crianças treinaram a pontaria com arremessos na “boca do palhaço” e na “pirâmide de latas”. Toda arrecadação deste evento reveste-se em prol da realização da XXIV Expo Cc de 7 a 14 de outubro, o maior evento desta escola.

Na Quadra do Cczinho os alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I, do 6º Ano e do 1º Científico resgataram e animaram esta festança junina ceceísta com apresentações com som luz e DJ de SoundMark – Adefran:

“CASAMENTO MATUTO” – Coordenação da professora de artes Jackie Lima, elencado por alunos do 1º Científico turno tarde.

INFANTIL III (A e B) – “Pula Fogueira” (Tias Sandra e Graça).

INFANTIL IV (A e B) – “Dança das Fitas” (Tias Neide e Solange).

INFANTIL V (A e B) -“Dançando com Sebastiana” (Tias Rejane e Leonara).

1º ANO INICIAL (A e B) – “E o sanfoneiro… só tocava isso” (Tias Vera e Kátia).

2º ANO INICIAL (A e B) – Dança: “Pancadão” (Tias: Jéssica e Janáira).

3° ANO INICIAL (A e B) – “Carimbó” (Tias Renata e Tia Janáira) é uma manifestação folclórica que inclui dança e música do Pará.

4º ANO INICIAL (A e B) – Entre tapas e beijos” (Tias Renata e Janáira).

5º ANO INICIAL (A e B) – “Quadrilha Maluca” (Tias Renata e Janáira). A quadrilha junina é uma dança de origem francesa e aristocrática, que abria os bailes da Europa.

“DANÇA A FLOR DO MAMULENGO” – Coordenada pela professora de artes Karol Pontes – (alunos do 6ºano final turnos manhã e tarde).

Para encerrar a comissão do sorteio da MOTO HONDA POP 2016 0 km. Cartela sorteada número 3440, ganhador o casal Dhefison Silva Costa e a professora Beatriz Almeida Costa. O Forro Pé-de-Serra deu continuidade à festança até às 22h.

Agradecemos a todos que contribuíram para a realização deste evento, de modo especial aos pais que colaboram com pratos típicos para a arrecadação, ao empenho dos funcionários, professores, alunos e ex-alunos e amigos do Cc. Destacamos os alunos, que se apresentaram neste arraiá, mantendo viva esta tradição cultural das festas juninas, há 25 anos, no Cc.

Âncoras: Luciana Ribeiro e Ana Paula; Banda de Forró Pé de Serra: Milton França; Comissão do Sorteio:  Aldemir Rosa, Chiquinho Chaves e Nídia Nepomuceno; Coordenadores: Camila Bessa, Edmundo Neto, Márcio Carolino e Teresa Santos. Decoração: Lídia Medina, professores, ajudantes e funcionários; DJ/Disc-jóquei: Marcelo Castro; Fotos: Antônio Vinícius; Locutor: Régis Alves. Som e Iluminação: Sound Maker Eventos – Adefran; Texto: Evânio Bessa e Flávio Castro.