expo-oiticica-unifor

Na última sexta-feira, 18 de março, as turmas do 1°ano científico A e B, acompanhadas pelo coordenador Márcio Carolino, professora Jaqueline Lima e psicólogo Kennedy Torres marcaram presença no Espaço Cultural Airton Queiroz, na Universidade de Fortaleza (Unifor), para prestigiar a exposição Estrutura Corpo Cor, do pintor, escultor e artista plástico Hélio Oiticica que nasceu no Rio Janeiro em 1937 e faleceu em 1980.

A exposição estava organizada em ordem cronológica e em fases. As primeiras obras que vimos ao chegar à exposição foram da época em que Hélio pintava com cores muito próximas umas das outras, foi um período em que ele fazia parte de um grupo de artistas. Hélio juntamente com esses artistas, pintava quadros escuros encaixando a arte em todas as formas. Quando saiu do grupo, ele sentiu a necessidade de fazer uma arte que saísse da tela, depois o artista criou os “núcleos” que são pedaços de madeiras com diferentes sombreados como suspensos podendo ser vistos de diferentes ângulos. Hélio também sempre teve uma ligação muito forte com a música e a dança. Em seguida, criou os “parangoles” que são espécies de capas que têm várias formas e cores. Ele sempre procurava representar em suas obras o que ele via na sociedade; adorava mexer com os sentidos das pessoas. Uma dessas obras é o “penetrável Gal” que são espécies de cordas que nelas as tocavam. Depois de saber todo o processo histórico de Hélio, os alunos põem em prática tudo que viram e aprenderam no ateliê, que é um espaço onde as pessoas soltam a imaginação e fazem suas próprias obras de arte.

Então, a exposição de Hélio Oiticica propõe experiências jamais vividas antes, logo aprendemos através da história do artista que a simplicidade pode virar arte. E, todos nós, ceceístas, ficamos satisfeitos e gratos pelo conhecimento que obtivemos durante o dia tão construtivo e significativo em nossas vidas.

Este foi mais um evento que participamos no ano comemorativo aos 25 anos do Cc –                           “Crescemos Juntos!” (1991-2016).

Aluna Mariana Gadelha – 1º ano A (científico) Manhã.

Marcado com:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *