Caravana dos alunos ceceístas visita a exposição

Uma viagem transcendental pelo universo fantástico de Darcílio Lima. Este foi o roteiro de 28 alunos do ensino médio do Colégio Cascavelense – Cc que visitaram, na tarde do dia 26 de abril, a exposição Darcílio Lima: um universo fantástico em cartaz no Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza.

Acompanhados da professora de Artes, Jackie Lima, e do coordenador Márcio Carolino, os estudantes ceceístas tiveram a oportunidade de conhecer a obra e a trajetória do artista plástico cascavelense de renome internacional, considerado um dos maiores representantes do surrealismo no Brasil.

Jackie Lima avalia a visita à exposição como um momento único que leva os alunos ao encontro da obra e da essência do artista. “O aluno pesquisa sobre Darcílio, sabe que ele é de Cascavel, mas que sua obra parece distante desse universo, e de repente tem acesso a uma exposição dele dentro do próprio Estado, é uma experiência fantástica”, descreveu a professora.

Para a aluna Jannayna Jales, contemplar a obra de Darcílio remete a um estado de autoconhecimento, dada à sensibilidade do artista em mostrar-se ao público como se fosse um próprio reflexo no espectador. “Ele não está vivo aqui hoje, fisicamente, mas está transmitindo isso para as pessoas que estão aqui. Eu levo dessa visita uma experiência humana”, enfatizou a estudante.

Com curadoria do psicanalista Guilherme Gutman e produção da R&L Produtores Associados, a exposição Darcílio Lima: um universo fantástico, reuniu 45 trabalhos do artista cascavelense e ficou aberta para visitação de 10 de março a 30 de abril.