feira-gastronomica

Os alunos do 7º Ano “B” turno manhã, apresentaram, no dia 13 de abril, a Feira Gastronômica Afro-Brasileira, sob a orientação da professora de História Luciflávia Lucas.

Esta Feira teve como objetivo principal mostrar a importância e a riquezas da cultura e culinária afro-brasileira e indígena. Os alunos procuraram em suas apresentações mostrar a diversidade que se reflete na cozinha dessas culturas, onde foram relatadas as origens de cada prato típico exposto. Por exemplo, a mistura que na culinária faz uso de ingredientes básicos, assim como na preparação e técnicas utilizadas para o preparo e destacaram alguns ingredientes e suas origens presentes diariamente na cozinha e na mesa brasileira.

No menu desta feira os alunos convidados do 7º Ano “A” turno manhã degustaram pratos bem conhecidos: vatapá, acarajé, rabada com pirão, canjica, moqueca de arraia, feijoada, tapioca, macaxeira, bobó de camarão, paçoca, farinha branca, e outros pratos nem tão conhecidos como: “bobotie”, caruru, “braai” e “biltong”. Nas opções doces, os paladares foram agraciados com canjica, paçoquinha, cocada, pé-de-moleque e “melktert”- esse doce em especial era muito apreciado pelo ex-presidente da África do Sul, o líder Nelson Mandela (1918-2013).